21/07/2021
Kátia Luiz
Ficar NERVOSO, em situações de pressão, na entrevista de emprego, no trânsito caótico, em questões pessoais, dificuldades >da vida>familiar>profissional.
É normal ficar NERVOSO ao realizar uma entrevista, passar por uma avaliação, falar em público, ou coisas deste tipo, o que difere de ter crises de NERVOSISMO.
Quando o NERVOSISMO desencadeia, inúmeras respostas emocionais, físicas causando até mesmo: irritabilidade, crises de choro, alterações de apetite, falta de interesse na vida social, dependência de álcool e drogas(forma de escapar da realidade), desmotivação, extrema raiva, violência, isolar-se das pessoas, insônia, medo, pânico, sudorese, dor, fadiga, agitação entre outros.
Percebendo mudança drástica como: humor alterado, emoções e estado mental, não espere ter outras crises, pois, melhor é se cuidar e prevenir de um NERVOSISMO grave, buscando a ajuda de um profissional.
Nos casos patológicos, o NERVOSISMO esta, associado aos transtornos de ansiedade, estresse e quadro neurológico, estes devem ser acompanhados por profissionais.
Em uma crise de NERVOSISMO, o melhor é se acalmar, usando uma técnica de relaxamento(trabalhando a respiração, inspirando e expirando), ajuda a desacelerar os batimentos cardíacos em hiperventilação, devido à grande adrenalina.
Procure ser mais generoso;
Seja solidário;
Tenha mais flexibilidade;
Busque ajuda das pessoas que te amam;
Tenha momentos de lazer;
Pratique atividade física;
Tenha uma alimentação saudável;
Busque tranquilidade emocional e comportamental.
No livro dos Juízes do capítulo 13 ao 16, encontramos a história de Sansão, o qual havia sido escolhido pelo próprio DEUS, para libertar o povo de Israel, que vivia dominado pelos Filisteus.
Sansão era um homem que se irritava facilmente, podemos observar por suas atitudes relatadas nos textos bíblicos.
Ele não tinha controle das suas emoções, chegando a infringir as regras do nazireado, deixando de seguir as instruções e o mais, se esquecendo que a força dele vinha do próprio DEUS.
Sansão poderia ter uma vida totalmente diferente, mais por, querer fazer as coisas de sua maneira, enfrentou muitos NERVOSISMOS.
Não sejamos como Sansão, acreditando que as nossas forças estão em nossas próprias mãos, porque com certeza tudo se tornará muito mais difícil de lidar, provocando em nós mesmos, um NERVOSISMO desnecessário.
O NERVOSISMO leva a atitudes agressivas que levam a discussões não aproveitáveis.
Leia também: