26/04/2021
Kátia Luiz
Geralmente as perguntas sobre Carência Emocional são:
O que é?
Como surge?
Quais os sintomas de uma pessoa com Carência Emocional?
Carência Emocional também é conhecida como Carência Afetiva e se isso de alguma forma tem te afetado, que tal resolver esta questão através de uma visão prática, eficaz e transformadora.
Quando falamos em "Carência Emocional" estamos diretamente olhando para uma classe de pessoas que lhes faltam estrutura emocional, por traumas internos ou excesso de mimos em suas infâncias, surgindo então dificuldades para organizar seu modo de ver e agir diante de certas situações e relacionamentos, existem casos que o grau de dependência é tão elevado que se torna crônico, sendo conhecido como Distúrbio de Carência Afetiva.
Pesquisa revela como demonstrações de afeto influenciam o cotidiano dos brasileiros.
Exemplo: Por muitas vezes quando esta diante de alguém a pessoa com Carência Emocional dispara a falar não dando a oportunidade do outro se pronunciar.
Exemplo: Não vê possibilidades de realização daquilo que deseja, sua esperança esta sempre na alegria e bem-estar do outro.
Exemplo: Por sua falta de confiança sempre duvida de tudo e de todos, trazendo consigo um nível elevado de ciúmes sobre as pessoas de sua convivência, vivendo assim uma insegurança diária.
Exemplo: Por não conhecer suas características, seus sentimentos, suas vontades e seus objetivos, leva sempre a agradar o outro ou então vive se vitimizando.
Exemplo: Compartilhar sua atenção com as pessoas é muito importante, aprendendo também a ouvi-las.
Exemplo: Passe a valorizar e crer que é possível alcançar seus próprios sonhos, projetos e objetivos.
Exemplo: Saiba que nem tudo e nem todos são "Fakes", julgando que tudo é suspeito e que só existem conspirações contra você.
Exemplo: O Autoconhecimento traz a leveza para se viver, deixando de ser vitimista ou 100% dependente de outra pessoa, para suas decisões e ações.
Podemos observar que esta categoria de carência não passa de uma questão emocional a ser tratada, em um estágio mais avançado quando a própria pessoa não consegue identificar suas dores e passar a novos posicionamentos diários, para sua cura, tornando-se necessário a ajuda de um profissional.
"Caminhamos para a cura transformadora, quando visualizamos nossas dores, trazendo a luz da verdade vivida".(Kátia Luiz)
O livro de Hebreus, chama a nossa atenção exatamente para a fé, o acreditar mesmo quando não vemos, deste modo creia em sua transformação mesmo que de imediato não a veja. Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos(Hebreus 11:1)
Jesus nos mostra que só podemos amar o próximo se aprendermos a nos amar, pois, quando nos amamos tem uma total diferença em nossas ações em relação ao outro. "Ame o seu próximo como a si mesmo". (Mateus 22:39)
Jesus também nos orienta a fazer ao outro aquilo que queremos que seja feito a nós.
Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam; (Mateus 7:12)
"Esqueça o que para trás ficou, faça tudo ser novo e proveitoso".(Kátia Luiz)
Leia também